A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos.A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento de Santarém e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.
Mas isso não é motivo de preocupação para a maioria da população e pelo governo, pois agora o problema é com as águas da frente da cidade. Um lugar que poderia servir de lazer e orgulho para os santarenos e está cada vez mais deteriorado.
Como mostram as fotos, a frente da cidade, está tomada por esgotos, a água de alguns locais estão de coloração esverdeada por conta do exerço de detritos jogados, a quantidade de latas de alumínio jogadas no local é tão grande que se tornou ponto de coleta para catadores, o lixo de restaurantes e ambulantes ao invés da lixeira é atirado nas areias e nas águas da frente da cidade, ao invés de pássaros temos urubus.
Essa praia, que hoje é poluída, há alguns anos atrás servia de lazer para os moradores, como explica à aposentada, Eida: “Quando éramos mais novos, tomávamos banho era ai, isso era uma praia, e limpa, só que agora fica difícil "né"? Com essa poluição ninguém quer tomar banho em uma água verde dessa.” Estamos perdendo cada vez mais nossas belezas naturais.
Com a grande quantidade de lixo jogado na frente da cidade, o local se tornou ponto de coleta para catadores de latas de alumínio, uma catadora diz: “consigo tirar normalmente 4 a 5 sacos de latinhas só daqui da frente” isso só mostra o nível de poluição que se encontra um dos cartões postais de Santarém.
O mau trato da cidade está bem à vista, sem disfarce, para a revolta de pessoas que dependem do turismo em Santarém como o taxista João Rocha: “Afeta diretamente no turismo, porque os turistas estão acostumados a ver cidades com tratamentos de esgoto, e aqui em Santarém que é uma cidade tão maravilhosa, não tem. Como exemplo uma cidade tão pequena e aqui perto de “nós” que já possui o tratamento é porto trombetas. É vergonhoso vermos uma praia tão bonita desse jeito que ta ai. e eu digo mais, daqui com mais uns dez anos, alter-do-chão vai está insuportável”
As pessoas tentam dá as suas próprias soluções, já que a prefeitura não demonstra menor esforço em relação à poluição. Uma estudante que foi abordada pela equipe de reportagem do site vê como solução a instalação de sumidouros nas residências: “Eu daria como solução os sumidouros, isso é muito correto, na minha casa e na dos vizinhos tem sumidouro, e isso resolve o problema do meu bairro, porque não poderia resolver o problema de Santarém?”
Em entrevista ao Jornal Tapajós o Secretário de Meio Ambiente, declarou que iriam TENTAR resolver o problema em Santarém. Resolver o problema é obrigação do secretário ele deve resolver e não TENTAR como ele afirmou.
As fotos mostram uma realidade que muitos santarenos não imaginariam ver, o esquecimento, o abandono, o descaso, com nossa cidade é desesperador.
A frente da nossa cidade não pode continuar assim, precisamos nos movimentar, precisamos conscientizar os santarenos a PARAREM de jogar lixo na orla, precisamos cobrar as obras do porto de Santarém para que os barcos ancorados evitem jogar óleo nas águas, precisamos COBRAR as soluções para o escoamento do esgoto no rio.
NÃO PODEMOS CRUZAR OS BRAÇOS PARA ESSA SITUAÇÃO... quem está perdendo somos nós, vamos nos unir e SALVAR SANTARÉM.
Olá! Quem olha pensa que são vários os lugares que estão nessa situação mais para um bom observador ser perceber que se trata de apenas um pedaço da orla em vários ângulos.
ResponderExcluirAs fotos foram tiradas de quatro pontos da orla, não conseguimos tirar fotos de outros locais, pois o acesso era muito dificil, mas mesmo com as fotos desse "pedaço" como o sr (a) fala, já deu para perceber a situação da frente da cidade.
ResponderExcluirObrigado
Equipe Salve Santarem
É intrigante como os própios moradores fecham os olhos para a situação da cidade!!
ResponderExcluireu n vou ficar calada....
quero mudanças jÁ
PARABENS pelo site!!
realmente o descaso por parte da adm. municipal é notório, moro em Sao Paulo e estive há poucos dias em férias aí, e tudo que foi citado na reportagem tive o desprazer de presenciar. existem ruas onde se quer transeuntes conseguem passar, imaginem carros, nem pensar; são verdadeiras crateras. ACORDA PREFEITA! a Ana JUlia já dançou...
ResponderExcluiré...uma vergooonha...e ainda tem gente q acha normal...culpa do povo mal educado,dos governantes...enfim...so sei q se continuar assim a cidade vai fik pior do q ja ta...
ResponderExcluirA realidade desta sujeira não está SOMENTE no descaso dos governantes. Está também na falta de eduacção ambiental dos santarenos. Medidas simples e biagradáveis podem aos poucos contornar essa situação. A reciclagem de muitos elementos já aborda uma grande diferença se nós mesmos fizermos a separação. Uma situção ocorreu uma vez quando eu ia pra Alter do Chão com uns amigos. Um deles jogou a latinha de cerveja pela janela do carro. Chamei sua atenção e ele disse que a latinha sempre tem um "catador" pra juntá-la. Esse tipo de consciÊncia não ajuda. Se a intenção é ajudar um catador de latinhas, então, tenha tb a intenção de manter a cidade limpa jogando na lixeira. Achei a observação dele muito idiota. Mas, se for analisar, quantas pessoas não pensam da mesma forma? Não é só a frente da cidade que está com um visual feio.Em muitos pontos da cidade está uma situação horrorosa. É triste!
ResponderExcluirConcordo com a Poliana...além do descaso dos governantes, há a falta de educação do povo de Santarém. Não limpam nem emfrente a casa deles!
ResponderExcluir