segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Faltam Banheiros Químicos em Alter-do-Chão


O primeiro dia de Dezembro marca oficialmente o começo da temporada de verão no Balneário de Alter-do-Chão. A vila receberá milhares de turistas, a praia irá ficar lotada, a praça ficará cheia de pessoas, e o movimento será muito intenso já que o veraneio chegou. Mas Imagine a seguinte situação: Você está na rua ou na praia e precisa ir ao banheiro. Aonde ir? Você vai ter de andar até encontrar sanitários, desembolsar uma taxa em dinheiro, pedir para usar o banheiro do comércio ou fazer o que a maioria dos banhistas fazem: urinar e até defecar na propia praia.A vila de alter-do-chão não dispõe de banheiros públicos, e nem de banheiros químicos.e quando se tem Urina e fezes atingindo as águas da praia podem expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários. Crianças e idosos, ou pessoas com baixa resistência, são as mais susceptíveis a desenvolver doenças ou infecções após terem nadado em águas contaminadas. As doenças relacionadas ao banho, em geral, não são graves. A doença mais comum associada à água poluída por dejectos é a gastroenterite. Ela ocorre numa grande variedade de formas e pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta.
"o povo, merece ser bem tratado e de ter disponíveis esses ambientes para fazerem suas necessidades fisiológicas, é degradante não termos sanitários para usarmos; é degradante termos que fazer nossas necessidades dentro d'água na praia" critica um morador.

Por esse e outros motivos, nós moradores e frequentadores devemos exigir banheiros químicos na ilha e na praça, e claro uma manutenção do mesmos, pois não adianta ter o banheiro e ele está em péssimas condições.

Vamos exigir.

2 comentários:

  1. Excelente a manifestação postada e que trata sobre a falta de banheiros químicos em álter do Chão; muito abrangente o texto onde relata as consequências danosas a nossa saúde a que todos nós somos submetidos; e o que dirá nossos filhos menores? contribuo ainda manifestando-me que os possíveis locais ou "banheiros" ou "sanitários" quer sejam químicos ou não (de alvenaria) devem ser dispostos ao público, a sociedade de maneira gratuíta; não deve-se cobrar quaisquer que sejam os mínimos valores; como são a serviço do público, da sociedade, o Poder Público é quem deve arcar com os custos da manutenção; afinal de contas pagamos horrores de impostos em todos os setores e esses recursos têm que ser melhores aplicados e em benefício da sociedade que arca com esse custo; com relação aos sanitários químicos, estes equipamentos têm seus reservatórios com a capacidade média de 100 litros cada gabine; eles são preparados com bactericidas e desodorizantes específicos e devidamente licenciados, os quais agem inibindo e eliminando o mau odor causado pela urina e fezes que ali armazenam-se até completar sua capacidade de 100 litros cada; quanto a manutenção dos mesmos, ela deve ser feita por pessoal treinado e com equipamentos adequados de sucção; essa manutenção deve ser analisada para ver qual o melhor e mais viável período ou frequência de manutenção (durante a manhã, noite ou tarde; uma, duas ou três vezes por semana; ou diáriamente); em Santarém temos pioneiramente uma empresa a SANVIP - SANITÁRIOS QUÍMICOS, que aos poucos já vem atuando nesse ramo e insistentemente e exaustivamente vêm tentando conscientizar as pessoas, empresas, Políticos e o Poder Público a importância e necessidade de utilização ambientalmente correta e saudável destes Sanitários Químicos. A nossa sociedade Santarena e nosso valioso balneário de Álter do Chão merecem ser atendidas por mais esse serviço; precisamos todos incentivar e divulgar iniciativas como está em nossa região; em Santarém já vimos alguns eventos festivos disporem para os seus clientes e usuários esses sanitários químicos, estão de parabéns os promotores destes eventos e só falta unirmos nesta campanha.

    ResponderExcluir
  2. Atenção autoridades vamos dar mais atenção ao que de melhor mostra nossa terra ao resto do país, sou da região e moro em Sao Paulo, e daqui há alguns dias estarei indo para Alter com amigos daqui de SP; não gostaria de passar vergonha.

    ResponderExcluir

Proteste aqui