quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A praia mais bela do mundo, rodeada de esgotos


Alter-do-Chão o caribe brasileiro, que já foi eleita a praia de agua doce mais bela do mundo por um dos mais respeitados jornais o The Guardian (clique e veja a matéria), é o maior atractivo turístico do oeste do Pará, a praia de agua doce brasileira mais conhecida internacionalmente, tem em parte do seu território o aquífero alter-do-chão e mais inúmeras qualidades, está correndo sérios risco de uma degradação de suas belezas naturais.
Somam 16 "bocas" de esgotos rodeando a praia.Os hotéis, casas e restaurantes tem o seus esgotos despejados nas águas do caribe brasileiro. Isso vem prejudicando os banhistas que reclamam de doenças na pele.
Não é somente casas de alto padrão como vem sendo citados em outras reportagens, conforme a equipe do site, foi verificado que maioria das casas tem o seu esgoto lançados nas águas do rio. Então isso não é um problema causado somente pela elite, e sim pela maioria dos 3 mil habitantes da vila e dos empresários locais.
Claro que a responsabilidade também é de quem vive no lugar, pois a renda do vilarejo é baseada no turismo, e esses últimos acontecimentos estão afectando a visão de praia exótica que o turista tinha de Alter-do Chão. Mais vale ressaltar que a maior responsabilidade é do poder municipal, que vem deixando de lado a vila, fazendo com que os esgotos tomem conta da bela e afectada paisagem do aquífero.
E conforme os moradores a prefeitura a muito tempo não dá uma assistência ao local onde falta policiamento, garis, atendentes no posto de saúde, saneamento e educação.

Isso não deveria estar acontecendo na riqueza ecológica dos Santarenos...

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Eu moro no Paraná, estava planejando uma viagem para alter-do-chão no fim de ano então fui pesquisar no google mais coisas sobre a praia e vi está matéria, e agora vou ter que cancelar as ferias...É um desrespeito com turista que planejar uma viajem e fica sabendo que o seu destino está sendo poluído.Não tenho conhecimento dos governantes locais, mas mesmo sem conhece-los percebo a enorme falta de interesse, pois após ler o site vi que a cidade de Santarém está entregue ao vento...Mas deixar perder uma beleza natural que é alter-do-chão é muita falta de capacidade de governar!
    Eu agradeço o site por disponibilizar essas informações.
    Vou esperar melhorar a situação da praia e voltar!

    ResponderExcluir
  2. Sou carioca e morei por duas vezes em STM e faço propaganda positiva desta maravilha banhada pelo rio Tapajós. O povo tem q se mobilizar e exigir das autoridades do Pará uma reação rápida para o q está acontecendo. Cadê os estudantes da terrinha ? Protestos já ! E os vereadores ? E o prefeito ? E o governador ? E essa porrada de ONG fajuta q tem na Amazonia ?

    ResponderExcluir

Proteste aqui